sábado, 30 de julho de 2011

Definição dos processos do Gerenciamento da Qualidade

O Gerenciamento da Qualidade é constituído dos seguintes processos: Planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade, que são implantados de formaintegrada entre si e entre as outras áreas de conhecimento existentes na organização. Nesses processos que são definidos: a política de qualidade, as metas e os procedimentos que proporcionarão a organização a caminhar de forma direcionada ao foco proposto a gestão do projeto.
De acordo com Kim Heldman (2005, p.43) define-se:

A área de conhecimento Gerenciamento da Qualidade do Projeto assegura que o
projeto atenda os requisitos com os quais se comprometeu, concentrando-se na qualidade do produto e na qualidade do processo de gerenciamento de projetos
empregado durante o ciclo de vida do projeto.
Veja abaixo as definições dos processos do Gerenciamento da Qualidade:

Planejamento da QualidadePara Kim Heldman (2008, p.163 e p.164) as organizações necessitam de alguns documentos para definir como será desenvolvido o Gerenciamento da Qualidade com base nos seguintes documentos que são usados como entrada no processo de Planejamento da Qualidade:
Linha de base do escopo, nesse documento contém (Declaração do escopo do projeto, EAP.
Dicionário da EAP);
Registros das partes interessadas;
Linha de base do desempenho de custos;
Linha de base do cronograma;
Registro dos riscos;
Fatores ambientais da empresa;
Ativos de processos organizacionais;

Nessas entradas são encontradas informações como: definição de política de qualidade,
normas, padrões e diretrizes, regulamentação de órgãos governamentais, banco de dados
históricos, lições aprendidas de projetos anteriores, registros de riscos de ameaças e oportunidades, procedimentos e diretrizes organizacionais de qualidade, medidas de
desempenho de prazos e custos e etc.
Nesta é a fase é necessário que a organização defina uma diretriz, para o projeto e a
responsabilidade de divulgá-la é da alta gerência executiva, que descreve as políticas de qualidade que serão adotadas para o projeto realizado na empresa. O Planejamento da Qualidade tem como objetivo estabelecer como serão realizados os procedimentos e os métodos de forma padronizada para usar as ferramentas e técnicas no Gerenciamento da Qualidade.
A partir da meta estabelecida pela alta gerência, definem-se os meios as serem utilizados para manter o foco no resultado esperado. Esta fase ocorre antes de iniciar qualquer atividade relacionada à execução do projeto. O planejamento da qualidade descreve como serão realizado as inspeções para identificar os padrões de qualidade e menciona quais os tipos de documentos serão utilizados para garantir que o projeto proporcionará a satisfação dos clientes, com relação a tempo, custos e os recursos utilizados para cada tarefa do projeto, identificar os requisitos que precisam ser atendidos pelo produto ou serviço, definir as responsabilidades de cada membro da organização e saber qual o custo benefício. Essa ferramenta pode ser utilizada como uma estratégia que determina a aceitabilidade do produto ou serviço no mercado e assim garantir a sobrevivência da organização e muito mais do que isso, promover seu crescimento de forma organizada e estruturada.
Conforme Edson Pacheco Paladini (2004, p.105), a definição do planejamento da
qualidade:

Planejar a qualidade significa tomar decisões gerenciais antes que as máquinas parem
por defeitos, antes que montes de refugo sejam gerados, antes que os fornecedores nos
deixem sem abastecimento, antes que nossos consumidores reclamem, antes que os
custos disparem. Planejar a qualidade significa também escolher a melhor forma de
fazer as coisas, selecionar os recursos mais adequados para cada ação, envolver a
mão-de-obra mais bem qualificada.
Segundo Edson Pacheco Paladini (2004, p.105), que afirma também que as organizações
passaram a dar mais valor ao planejamento da qualidade e ao longo do tempo passou a ser considerada uma ferramenta muito importante:
A atividade de planejamento é considerada fundamental no esforço de produzir qualidade. Essa área, inclusive, tem recebido grande atenção no modelo atual de
Gestão de Qualidade – parte, por sua importância natural, parte porque foi uma área
considerada de pouca relevância em passado recente.
Diante dessa afirmação percebe-se que a o planejamento da qualidade veio aos poucos
penetrando nas organizações, enfrentando e quebrando resistências com relação à cultura e outros valores que até então estavam sedimentados na mentalidade da alta gerência e de seus subordinados, com o passar do tempo notou-se que o uso dessa ferramenta era uma excelente estratégia para melhorar suas relações com os clientes e proporciona aos envolvidos obter uma visão mais ampla com relação aos processos e procedimentos implantados com o objetivo de alcançar um resultado final que atenda as expectativas do cliente e dessa forma melhora-se sua relação com mercado.

Segundo Kim Heldman (2008, p.165), “O planejamento da Qualidade conta com nove
ferramentas e técnicas usadas na construção do plano de gerenciamento da qualidade” que são descritos a seguir:
Vejamos o porquê do uso dessas técnicas e ferramentas aplicadas ao planejamento da
qualidade, para que sejam alcançados os objetivos e metas do projeto, mas sem entrar em detalhes:
Análise de custo/benefício: Através desta é possível fazer análise de viabilidade do
investimento que tornará o produto ou serviço mais atraente em função dos requisitos que atenda a expectativa do cliente, ou seja, o retorno trará compensações que justifique o custo. É através deste estudo que se define o que agrega valor no resultado final tornando assim o produto ou serviço como algo de qualidade.
Segundo Kim Heldmam (2008, p.165) “Um business case de cada atividade de qualidade
compara o custo da etapa de qualidade com o benefício esperado.”
Benchmarking: Nessa técnica fazem-se comparações com atividades de projetos executados anteriormente e semelhante às do projeto atual, elas servem de parâmetro na avaliação de desempenho. Veja que valorizar os históricos de projetos já realizados é importante para o gerente tomar decisões e adotar medidas que tornem o projeto realístico e evita que a equipe cometa algum equívoco durante o monitoramento da execução. Essas informações são de extrema relevância para o planejamento da qualidade dentro de uma organização.
Fluxograma: É o demonstrativo gráfico de diagrama que apresentam uma seqüência lógica
das etapas de um processo ou sistema para se atingir um objetivo, ou seja, é uma técnica muito bem planejada que é utilizada para evitar que os processos tomem varias direções, o que facilita na tomada de decisão dos envolvidos no processo. Através do fluxograma e possível saber como seguir diante das ocorrências de diversos fatores, isso evita que a equipe se perca no meio do projeto.
Projeto de experimentos: Através do projeto de experimentos (Design Of Experiments)
fazem-se experimentos que simulam procedimentos e processos que se aproximam bem da
realidade na execução de um projeto para gerar um produto ou serviço que nos mostra através de dados estatísticos as variações dos resultados e permite ter uma visão mais ampla para analisar os benefícios possíveis que o projeto oferece. Essa técnica fornece parâmetros que permite analisar e saber quais os resultados se obtém com implantação do projeto e quais são os impactos positivos ou negativos, com essa técnica é possível corrigir falhas antes de executar o projeto.
Custo da qualidade (CDQ): É o custo total necessário para garantir que o produto ou serviço será entregue atendendo todos os requisitos necessários. Essa técnica envolve todo custo aplicado no projeto para ações preventivas, correção das não conformidades e retrabalho e outros investimentos que foram necessários para garantir a qualidade do resultado final do produto ou serviço. Vargas (2002 p.71) explica que “Outro aspecto importante a ser discutido é o custo da qualidade. O custo da qualidade é definido como o investimento total para atingir a qualidade desejada no produto ou serviço.”
Gráficos de controle: É através desta que é possível determinar se um processo esta dentro dos limites aceitos pelo contratado em relação ao desempenho e requisitos acordados com as partes interessadas. Os gráficos de controle permitem que a equipe de gerenciamento faça uma análise do desempenho para prever a tendência do andamento do projeto e ou de uma atividade e com base nessa resposta é possível desenvolver ações preventiva para evitar a ultrapassem de limites comprometedores a qualidade do projeto.
Amostragem estatística: Esse método utiliza um determinado número de elementos que são coletados aleatoriamente de um lote. De acordo com Kim Heldmam (2008, p.167) “A
freqüência e os tamanhos das amostras devem ser determinados durante o processo Planejar a Qualidade para que o custo da qualidade inclua o número de testes, descarte esperado, etc.”
Metodologias proprietárias de gerenciamento da qualidade: Segundo Kim Heldmam
(2008, p. 168) “incluem Seis Sigmas, Lean Seis Sigma, Desdobramento da função qualidade (Quality function deployment, QFD), CMMI, etc. Existem muitas outras metodologias, essa lista de exemplos não se propõe ser completa e não é uma lista de recomendações.
Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade: Segundo Kim Helmam (2008,
p.169) “Outras ferramentas de planejamento são usadas com freqüência para definir melhor os requisitos da qualidade e planejar atividades de gerenciamento da qualidade eficazes. Elas incluem, entre outras:” Brainstorming, Diagrama de afinidade, Análise do campo de força, Técnicas de grupos nominais, Diagrama matriciais, Matrizes de priorização.
Segundo Kim Heldmam (2008, p.169) os documentos considerados como saídas do
processo de planejamento da qualidade são os seguintes:
Plano de gerenciamento da qualidade: Este é o documento que descreve todos os passos
que a equipe necessita para tomas a decisões com relação à implantação da política de
qualidade. Na página 24 tem uma explicação mais detalhada sobre esse documento e a
importância de sua função.
Métricas de qualidade: É a definição de como será medido a qualidade do produto ou
serviço com bases nos parâmetros descritos, e nesse documento consta a tolerâncias para aceitabilidade e informações bem específicas para realizar a entrega preservando os requisitos do produto ou serviço.
Lista de verificação da qualidade: É o documento usado no processo de controle de
qualidade, geralmente são formulários padronizados pelas organizações para verificar se as etapas das atividades estão sendo executadas dentro dos procedimentos e permite identificar se existe alguma anomalia que comprometa o a qualidade do produto ou serviço.
Plano de melhorias do processo: Serve como plano de auxilio ao plano de gerenciamento do projeto e esta dividido nas seguintes etapas (limite do processo, configuração do processo,
métricas do processo, metas para melhorias de desempenho).
Atualizações nos documentos do projeto: Esse documento registra todas as atualizações que ocorrem no projeto, tem como função resguardar os interesses das partes envolvidas.

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